32.5 C
Amambai
domingo, 28 de abril de 2024

Índia baleada em Sapucaia aguarda vaga para Capital

2007-11-20 17:31:00

A índia guarani-caiuá Angélica Barrios baleada no último sábado (17) em Coronel Sapucaia, a 396 quilômetros de Campo Grande, aguarda vaga para ser transferida do hospital municipal para outra unidade de saúde na Capital ou em Dourados. O estado de saúde dela, que foi ferida no abdômen, é considerado estável . Ela está sedada.

As circunstâncias dos baleamentos são investigadas pela Polícia Civil, que já chamou os índios e o motorista do caminhão que os conduzia para falar sobre como começou a confusão. Fazendeiros também estão sendo ouvidos, já que Angélica e outros três índios baleados foram feridos durante um suposto confronto na Fazenda Madama.

Os índios estavam pintados para a guerra. Eles são da Aldeia Taquapery e na semana passada tinham mais uma vez entrado na propriedade, reivindicada como sendo terra indígena.

Na versão dos índios pessoas em uma caminhonete que acompanhava o caminhão que levava o grupo, cedido pelo dono da fazenda, teriam começado a disparar tiros. Há ainda informação de que confusão entre os próprios índios teria gerado o tiroteio.

O motorista do caminhão, Alessandro Gomes de Oliveira, sofreu lesões ocasionadas por espancamento. Já houve duas mortes associadas ao conflito existente entre índios e fazendeiros na região. Primeiro Xurete Lopes, 70 anos, foi morta a tiro em janeiro, e, depois, em julho, de Ortiz Lopes, 46 anos, também foi assassinado.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete